domingo, 25 de julho de 2010

Religião Egípcia

Politeísmo e Mitologia

A mitologia egípcia é riquíssima e tem uma importância muito grande dentro da sociedade. O egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses) e acreditavam tambem na vida após a morte e na reencarnação.
O Egito antigo era uma Teocracia, ou seja, o seu governante era considerado como um ser divino, um deus e isso fazia com que o povo o obedecesse mais facilmente.


Escultura representando a família sagrada: Hórus e Ísis rendem homenagens a Osíris (no meio)

Osíris é o deus associado à vegetação e a vida no Além. Foi um dos deuses mais populares do Antigo Egito. Foi o primogênito de quatro irmãos e recebeu o poder sobre o Egito. Caiu em uma armadilha projetada pelo seu irmão Seth, foi morto, e cortado em pedaços que foram jogados no Nilo. Seus pedaços foram recolhidos pelas irmãs Ísis e Néftis que, de tanto chorarem, conseguiram comover os deuses e convencê-los a dar a vida novamente para Osíris. A partir de então, Osíris renascia todos os dias quando o sol nascia e morria ao final da tarde.

Marido de Ísis e pai de Hórus, era ele quem julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se procedia à pesagem do coração ou psicostasia.

Osíris, é sem dúvida o deus mais conhecido do Antigo Egito, devido ao grande número de templos que lhe foram dedicados por todo o país, porém, o seu começo foi como o de qualquer divindade local, e é também um deus que julgava a alma dos egípcios e decidia se eles iam para o paraíso (lugar onde só há fartura).

Ísis foi a mulher de Osíris. Era filha do deus da terra, Geb, e da deusa do céu, Nut. Era ainda mãe de Hórus e cunhada de Seth.

Segundo a lenda, Ísis ajudou a procurar o corpo de Osíris, que tinha sido despedaçado por seu irmão, Set. Ísis, a deusa do amor e da mágica, tornou-se a deusa-mãe do Egito.


Néftis era esposa e irmã de Seth. Representava as terras áridas e secas do deserto e a morte. Ela ajudou Ísis a recolher os pedaços de Osíris quando Seth o destruiu.

Seu nome significa "Senhora da Casa" ou "Senhora do Castelo", entende-se como casa o lugar onde Hórus vive.

Seth era o deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes.

Seth era encarnação do espírito do mal e irmão de Osíris, o deus que trouxe a civilização para o Egito. Seth era também o deus da tempestade no Alto Egito. Era marido e irmão de Néftis. É descrito que Seth teria rasgado o ventre de sua mãe Nut com as próprias garras para nascer. Ele originalmente auxiliava Rá em sua eterna luta contra a serpente Apep na barca lunar, e nesse sentido Seth era originalmente visto como um deus bom.

Suas ações fizeram com que a maioria dos outros deuses se voltassem contra ele, mas Seth achava que seu poder era inatacável. Hórus, filho de Ísis e Osíris, conseguiu matar Seth, que acabou identificado como um deus do mal. Em algumas versões, Hórus castra Seth ao invés de matá-lo.

Hórus, que significa Iluminação, era o Deus-Sol egípcio, filho de Osíris e Ísis, muito embora sua concepção tenha ocorrido após a morte de Osíris.Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o sol e a lua. Matou Seth (O Diabo, o Mal), tanto pela vingança da morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito.

Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho durante a luta, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas). O olho de Hórus (anteriormente chamado de Olho de Rá)simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas.

O olho que Hórus perdeu (o olho esquerdo) é o olho da lua, o outro é o olho do sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.

Momento da luta em que Hórus perde o olho enquanto luta com Seth

Anúbis era o deus da morte e dos moribundos, por vezes também considerado deus do submundo. Conhecido como deus do embalsamamento, presidia às mumificações e era também o guardião das necrópoles e das tumbas. Anúbis era repesentado por um chacal e era filho de Seth e Néftis.

Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto era pesado seu coração e a pena da verdade (como podemos ver em muitas gravuras egípcias). Era quem guiava a alma dos mortos no Além.

Nenhum comentário: