domingo, 25 de julho de 2010

O vale do Rio Nilo

"O Egito é uma dádiva do Nilo"


Rio Nilo é um grande rio do nordeste do continente africano que nasce a sul da linha do Equador e deságua no Mar Mediterrâneo. A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3 349 000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quênia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito. A partir da sua fonte mais remota, no Burundi, o Nilo apresenta um comprimento de 6 627,15 km.

É formado pela confluência de três outros rios, o Nilo Branco (Bahr-el-Abiad), o Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) e o rio Atbara. O Nilo Azul (Bahr-el-Azrak) nasce no Lago Tana (Etiópia), confluindo com o Nilo Branco em Cartum, capital do Sudão.

Os egípcios não conheciam a nascente de seu rio, onde a neve derretia causando o transbordamento, por isso acreditavam que eram os deuses os responsáveis pela existência do rio. Com suas cheias periódicas, o Nilo era a fonte de água e terra fértil e oferecia peixes e pássaros. Suas águas navegáveis eram meio de transporte e comunicação.

O rio, através de suas cheias periódicas garantia terra fértil. Suas águas navegáveis funcionavam como ligação entre o Baixo e o Alto Egito.

O rio Nilo era a fonte de vida do povo egípcio, que vivia basicamente da agricultura. No período das cheias, as fortes chuvas (junho a setembro), faziam o Rio Nilo transbordar, encobrindo grandes extensões de terras que o margeavam, mas também, este fenômeno fertilizava o solo ao depositar matéria orgânica (fertilizante de primeira qualidade) neste.

Além de fertilização do solo, o rio trazia grande quantidade de peixes e dava chances a milhares de barcos que navegavam sobre as águas fluviais.

Para o povo egípcio era uma verdadeira bênção dos deuses. Aliás, o próprio rio era tido como sagrado. O historiador antigo Herotodo fez conhecida a frase "o Egito é uma dádiva do Nilo" - ideia essa que causa a ilusão de que a prosperidade alcançada por esse povo se devia unicamente às condições naturais. Mas para o Egipto, o Nilo não era apenas um presente da natureza. Havia necessidade da inteligência, do trabalho, da aplicação e da organização dos homens. Após as cheias, as margens do rio ficavam cobertar por húmus - adubo natural, que dava ao solo a fertilidade necessária para o plantio. No tempo da estiagem, num trabalho de união de forças e de conjunto, os egípcios aproveitaram as águas do rio para levar a irrigação até terras mais distantes ou construir diques para controlar as cheias, protegendo o vale contra essas catástrofes terríveis. No período das cheias, os camponeses eram encaminhados para as cidades, onde realizavam outros trabalhos que não a agricultura.

Com as cheias, desapareciam as divisas das propriedades agrícolas. Assim, todos os anos era necessário o trabalho do homem para medir, calcular, e isso ocasionou o desenvolvimento da geometria e da matemática.

Imagens do Nilo


O rio Nilo - Imagem de satélite

10 comentários:

Unknown disse...

muito legal adorei

Anônimo disse...

uau que legal muito bonito ...

Luís Davi disse...

daora esse rio sera q é fundo?
kkkkkkkkkkk

Luís Davi disse...

esse rio é daora sera q é fundo ?

Anônimo disse...

sara jesus rodrigues
lindo adorei os egipicios estaõ de
parabens.
9/6/2011

Anônimo disse...

sara jesus rodrigues
lindo adorei os egipicios estaõ de
parabens.
9/6/2011

Anônimo disse...

sara jesus rodrigues
lindo adorei os egipicios estaõ de
parabens.
9/6/2011

Anônimo disse...

daora mito legal agora ajudou co meu resumo amie as imagens

Anônimo disse...

legal né mais não procurei isso eu escrevi as cheias do nilo e apareceu isso nas imagens cliquei apreceu isso fala serio o google ta muito ruim eu procuro algo acho outra coisa bem dieferente!!:¬(

ANGELICA disse...

nossa estou aprendendo sobre o rio nilo pelo oq eu li nos livros ele e uma ´´dadiva´´ de deus para os povos da li
MUITO LEGAL