segunda-feira, 11 de abril de 2011

Arte Rupestre: Magia simpática?

Arte Rupestre é um tipo de arte feita pelos homens pré-históricos nas paredes das cavernas. Como os homens desta época não tinham um sistema de escrita desenvolvido, utilizam os desenhos como uma forma de comunicação. Retratavam nestas pinturas cenas do cotidiano como, por exemplo, a caça, animais, descobertas, plantas, rituais etc. As paredes das cavernas serviam também como uma espécie de agenda, onde eram desenhadas algumas idéias ou mensagens.

Na vida do Homem pré-histórico tinham lugar a Arte e o espírito de conservação daquilo de que necessitava. Estudos arqueológicos demonstram que o Homem da Pré-História (a fase da História que precede a escrita) já conservava, além de cerâmicas, armas e utensílios trabalhados na pedra, nos ossos dos animais que abatiam e no metal. Arqueólogos e antropólogos datando e estudando peças extraídas em escavações conferem a estes vestígios seu real valor como "documentos históricos", verdadeiros testemunhos da vida do Homem em tempos remotos e de culturas extintas.


Para realizar essas pinturas, os homens primitivos usavam carvão, terra das mais diversas tonalidades, pigmentos coloridos retirados de raízes de árvores, ou sementes, como o urucum. Pelos de animais serviam como pinceis e gordura animal ou óleo vegetal eram utilizados para fixar o pó colorido na pedra.

Os antropólogos construíram muitas teorias sobre os motivos que levaram o homem desse período a elaborar as pinturas rupestres. A teoria mais aceita seria a da Magia simpática. Segundo ela, os homens fizeram tais pinturas para se apoderarem das almas dos animais abatidos, impedindo-os de desaparecerem e certificando-se, assim, de que a caça não iria acabar. Para esses homens primitivos a pintura servia como a garantia de uma boa caçada. eles pintavam seu sucesso na parede esperando que aquilo se reproduzisse também na vida real.

4 comentários:

Anônimo disse...

achei muito interesante essas imagens da pra conhecer um pouco dos nossos antepassados e o modo deles desenhar era muito bonito uma coisa impressionante

Carlos disse...


Boa tarde a todos!
Gostaria de parabeniza-lo pela materia publicada.Achei super interessante,pois tambem gosto do mundo artistico.Adoro desenhos,principalmente tatuagens.
E o que me chamou mais atençao foi o improviso dos nossos antepassados,(varias tonalidades de terra,carvao,pigmentos verdes,...). Na minha opniao, desde o principio ja existe as tatuagens.
Eu gostio muito!

Volta Redonda,26/02/2013

Carlos Ambrosio

Anônimo disse...

achei interresante

Luisa Cattabriga disse...

Achei muito interessante um site que fala sobre nossa cultura,embora eu já estou estudando isto.
Mas PARABENS!!!!!!!!!!!!!!!