quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os senhores de Roma: CLÁUDIO


Tibério Cláudio Nero César Druso foi Imperador de Roma entre 41 e 54. Era filho de Nero Cláudio Druso e Antónia Minor, neto de Livia Drusa, mulher de César Augusto, sobrinho de Tibério e irmão de Germânico.

Nasceu em Lugdunum na Gália (atual Lyon, França), tornando-se assim no primeiro imperador natural de fora de Itália. Desde a nascença que Cláudio sofreu de deficiências físicas que o tornaram coxo e com dificuldades de comunicação, visto que gaguejava fortemente. Talvez por isso, nunca foi levado a sério como possível general ou imperador e escapou à "limpeza" na família imperial romana efetuada pelos seus antecessores Tibério e Calígula. Era no entanto um homem muito culto a quem se deve o conhecimento atual da Língua Etrusca. Cláudio casou quatro vezes, com Plautia Urgulanilla, Aelia Paetina, Messalina e a sobrinha Agripina, a jovem. Nenhum destes casamentos foi feliz. As duas primeiras mulheres foram repudiadas e Messalina foi executada por traição, adultério, libertinagem e acusação de conspiração. De Messalina, Cláudio teve os seus dois únicos filhos: Britânico e Otávia que haveria de casar com o irmão adotivo, o imperador Nero.

Foto: Messalina, uma das esposas de Cláudio

Como era habitual na época, o seu reinado não foi livre de assassínios e perseguição política, apesar do tom geral ser bastante mais calmo que o dos seus antecessores. Do ponto de vista econômico, Roma se recuperou depois dos excessos de Calígula, mesmo com os ambiciosos projetos iniciados pelo imperador. Entre estes contam-se a expansão do porto de Ostia e a construção de várias obras públicas. Foi também com Cláudio que Roma conquistou as Ilhas Britânicas em 43, criando a província romana da Britânia, e a Mauritânia (no norte da África). Tomou parte na invasão da Bretanha e acrescentou o título de Britannicus aos nomes de seu filho, para indicar a possessão romana da nova região. Para o fim da vida, Cláudio tornou-se bastante vulnerável à influência de Agripina. Por sua indicação deserdou o seu próprio filho e nomeou o enteado Nero como sucessor. O fato de ter morrido de repente pouco depois desta troca de sucessor, levou e leva muitos historiadores a pensar na hipótese de assassinato. Foi o primeiro imperador de Roma a ser divinizado após Augusto.

O infeliz Cláudio foi traído por sua esposa Messalina, famosa pela quantidade de amantes que possuía. Depois que se separou dela, casou-se com Agripina e foi pior ainda. Bancando a boa mulher, ela deu a Cláudio um delicioso prato de cogumelos... envenenados. E assim o imperador foi despachado para o reino de Plutão (o reino dos mortos).

Nenhum comentário: